Projeto do IMT é apresentado à secretaria de saúde de Natal
Wilson Galvão de Ascom - Reitoria/UFRN
"A diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT), Selma Jerônimo, apresentou na manhã desta segunda-feira, 2, o projeto das instalações da nova unidade do IMT, à secretária Municipal de Saúde de Natal, Maria da Saudade Azevedo. Acompanhada da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, a diretora detalhou os espaços que vão funcionar nos quatro mil metros quadrados do novo prédio, que ficará localizado vizinho ao Hospital Giselda Trigueiro.
A proposta é que o ambulatório do Giselda funcione nas dependências do IMT e a perspectiva é de que, com 12h de funcionamento no ambulatório, cerca de 80 mil pessoas por ano tenham acesso aos serviços, quase quatro vezes mais a capacidade atual do hospital. Selma Jerônimo enfatizou os serviços que serão oferecidos à população no espaço e os cuidados que serão tomados para garantir conforto no atendimento e evitar a incidência de infecções.
“É mais um espaço para fazermos pesquisa clínica com a possibilidade de oferecermos serviços que apresentem soluções para os problemas das pessoas que lá cheguem. Nosso foco são doenças tropicais e as emergentes, como a Leishmaniose, HIV, Tuberculose e Hanseníase, às quais um eficiente atendimento e tratamento propiciam melhor qualidade de vida”, destacou a professora.
A reitora salientou que a parceria da Prefeitura é essencial para que, após a inauguração do prédio no primeiro semestre de 2018, toda a capacidade das instalações possa ser revertida em benefício da população. Maria da Saudade firmou o compromisso de encaminhar uma proposta para o município contratualizar com a UFRN após reunião entre equipes técnicas da Secretaria e do IMT, na tarde desta segunda-feira, 2."