top of page

INSTITUTO DE MEDICINA

TROPICAL DO RN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

O Instituto de Medicina Tropical (IMT-RN) é uma unidade suplementar da UFRN destinada à pesquisa básica e aplicada em doenças infecciosas, com ênfase em epidemiologia e patogênese, incluindo o estudo dos fatores relacionados aos mecanismos de susceptibilidade e resistência às doenças. Um de seus objetivos principais é o desenvolvimento de novas ferramentas diagnósticas e terapêuticas, bem como, estratégias de prevenção. Tem outra missão precípua de formar graduandos e pós-graduandos da UFRN, além de capacitar profissionais de saúde no âmbito do SUS. Será, ainda, uma unidade ambulatorial de referência para o atendimento aos portadores de doenças infecciosas, dispondo de ambulatórios de infectologia geral, dermatologia, neurologia, pneumologia e laboratórios que darão suporte às atividades clínicas permitindo maior resolutividade dos principais problemas de saúde da população. O IMT-RN é composto por um Núcleo de Pesquisa Básica-NPB, localizado no campus central da UFRN, e um Núcleo de Pesquisa Aplicada- NPA, localizado no bairro das Quintas, ao lado do Hospital Giselda Trigueiro.

PESQUISA

Pesquisas de doenças endêmicas infecciosas e infectocontagiosas, características do clima tropical. Visando melhorar o diagnóstico, a prevenção e o tratamento. 

ENSINO

Fundamental

Médio

Graduação

Pós-Graduação

EXTENSÃO

Empoderamento de Populações via educação

I Curso de Capacitação dos professores da educação básica: " A construção de uma educação emancipatória: estratégias pedagógicas e curriculares."

NOTÍCIAS
MAIO/2019

NÚCLEO DE PESQUISAS APLICADAS

Estrutura física do Núcleo de Pesquisas Clínicas Aplicadas (NPCA) do Instituto de Medicina Tropical (IMT), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi inaugurada em 24 de maio de 2019  

MARÇO/2020

IMT - RN NO ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

 Foi firmado um convênio entre o IMT-RN e o LACEN (Laboratório Central do Estado do RN) para realização de testagem de casos suspeitos  Coronavírus ou Covid-19 (SARS-CoV-2) no estado. Pesquisadores da UFRN nas áreas de Infectologia, Virologia, Bioquímica, Genética e Biologia Molecular com vasta experiência em RT-PCR (TESTE MOLECULAR PARA DETECÇÃO DO VÍRUS) .

 

 JULHO / 2020

Pós-Graduação

Em construção 

NOSSOS PARCEIROS

SESAP - PREFEITURA DE PUREZA 

bottom of page